Questões Comentadas - Geral

TRT 11 - Comentários Médio e Superior

Olá pessoal,

Estou eu aqui de novo, agora mais empolgado do que nunca, doido para ajudar todos a gabaritarem as provas de informática para concurso.

Ontem (19/02/2017) tivemos o concurso do TRT 11 AM/RR. Neste concurso tivemos 5 questões de informática para nível médio e 5 para nível superior.

Vamos aos comentários das duas aqui neste post.

Cargo: Técnico Judiciário – Área Administrativa

24. Considere que um usuário, embora tenha procurado seguir regras de proteção e segurança da informação, teve seu computador infectado por um malware. Dentre as razões abaixo, a que pode ter contribuído para este fato é o

(A) programa antimalware ter sido atualizado, incluindo o arquivo de assinaturas.

(B) computador ter um firewall pessoal instalado e ativo.

(C) programa leitor de e-mails ter a auto-execução de arquivos anexados a mensagens habilitadas.

(D) sistema operacional do computador ter como configuração padrão não ocultar a extensão de tipos de arquivos.

(E) computador estar configurado para solicitar senha na tela inicial.

 

COMENTÁRIOS

Isso sim é uma questão de concurso, não aquelas loucuras da CESPE sem pé nem cabeça. Questões sobre procedimentos, operações coisas que o usuário tem que saber. E isso foi falado tanto em sala de aula para se proteger nada de auto execução ou clicar nas coisas sem ler, exatamente o que esta sendo cobrado na questão. Essa foi para conta com certeza.

 

RESPOSTA: C


25. Um usuário está utilizando o navegador Google Chrome em português, em condições ideais, e deseja desativar o mecanismo de salvar senhas da web automaticamente. Para acessar este serviço, o usuário deve digitar na barra de endereços do navegador:

 

(A) chrome://system/

(B) chrome://inspect/#devices

(C) chrome:// configurações/

(D) chrome:// components/

(E) chrome://settings/

 

COMENTÁRIOS

O tanto que falei em sala de aula sobre o Google Chrome, mandei até meus alunos só utilizarem ele porque a FCC adora este navegador.  Na barra de  endereço do navegador só temos URL para acessar qualquer coisa a na url não temos “ç” ou caracteres especiais. A opção correta é settings conforme imagem abaixo. Qualquer alteração de configuração do Google é este endereço. Assim como histórico échrome://history/, favoritos chrome://bookmarks/ e Download e chrome://downloads/

 

 

RESPOSTA: E


26. No computador de uma empresa, um usuário pode ter acesso à internet, à intranet, ao serviço de webmail e a uma ferramenta de gerenciamento de e-mails (como o Microsoft Outlook), ambos para o seu e-mail corporativo. Neste cenário,

 

(A) sempre que o usuário acessar a intranet e a internet ao mesmo tempo, a intranet ficará vulnerável, deixando as informações corporativas em risco.

(B) o usuário deve configurar a ferramenta de gerenciamento de e-mails para que não esteja habilitada a opção de apagar o e-mail do site assim que ele for recebido, senão não poderá acessá-lo mais pelo webmail.

(C) a senha do e-mail corporativo deve ser diferente quando este for acessado pelo webmail e quando for acessado pelo Microsoft Outlook.

(D) devem ser instalados no computador um navegador web para acesso à internet e outro navegador web para acesso à intranet, para evitar conflitos de software.

(E) o acesso ao webmail somente poderá ser feito através da intranet.

 

COMENTÁRIOS

Esse aqui bati muito em cima INTERNET, INTRANET, EXTRANET, WEBMAIL E PROGRAMA CLIENTE.

Intranet X Internet : Restrita e Pública respectivamente.

Webmail X Programa Cliente: Acesso de qualquer computador com acesso ao servidor (internet/intranet) e Baixa os e-mails para o computador que foi configurado, respectivamente.

Falei tanto sobre isso em sala de aula e cai exatamente como foi falado.

Letra “A” já começa com um chute bem no meio dos “o.o” com a palavra “sempre” se eu fosse chutar essa já estaria fora.

Letra “B” correto, por padrão os programas de e-mail baixam o e-mail do servidor para o computador do usuário.

Letra “C” a caixa de e-mail é a mesma só que um acesso é feito de dentro da empresa e outro de fora, ou seja, a mesma senha sempre.

Letra “D” kkkkkkkkkkkkkkk essa é demais. Só preciso de um navegador para tudo. Lembra: Intranet utiliza os mesmos servidores, protocolos programas clientes e programas servidores da internet a diferença é que ela é restrita.

Letra “E” outro chute no outro “o.o” somente é de lascar.

 

RESPOSTA: B


27. Ao se fazer uma comparação entre o ambiente Microsoft Office 2010 e o LibreOffice versão 5, é correto afirmar:

 

(A) O pacote da Microsoft tem a desvantagem de não ser compatível e não funcionar em nenhum celular e tablet que não tenha instalado o sistema operacional Windows.

(B) O LibreOffice está disponível para todos os sistemas operacionais e sua interface é muito amigável, sendo totalmente compatível com as ferramentas similares do pacote Microsoft Office.

(C) O Microsoft Office pode ser usado a partir de um pen drive e sem exigir instalação, através da versão denominada VLC Portable.

(D) Ambos os pacotes trabalham com diversos tipos de arquivos como .doc, .ppt, .xls, .docx, .pptx, .xlsx, .odt e PDF.

(E) O LibreOffice tem uma ferramenta de desenho, denominada Impress, que não tem concorrente na suíte Microsoft, sendo mais vantajoso em relação ao Microsoft Office por ser gratuito e oferecer mais programas.

 

COMENTÁRIOS

Uma questão comparando as versões, ufaaaaaaaaaaa foi dado em sala também. Antes de falar sobre o Word e Writer fizemos um comparativo sobre as duas versões e tá aí na prova cobrando.

Obrigado meu Deus o Senhor está do nosso lado.

Letra “A”, sei lá porra!!! Vou para as próximas como meu professor falou.

Letra “B”, lá em Calc o Alisson falou que não são compatíveis e também fizemos uma questão em sala de aula sobre ImpressXPowerPoint que também essa não compatibilidade total.

Letra “C” nunca vi o Word no pendrive de ninguém.

Letra “D”, Correto o Alisson colocou um esquema no quadro que eles são compatíveis com as verões atuais e anteriores e também trabalhando com arquivos PDF´s mas só exportando/salvando, como o item só perguntou se trabalham eles trabalham sim.

Letra “E” o Libreoffice tem uma ferramenta de apresentações multimídia chamada Impress.

 

RESPOSTA: D


 

Agora vamos para as questões de nível superior.

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa

 

22. Considerando-se que o Windows 7 Professional, em português, está instalado na unidade C de um computador,

 

(A) não será permitido salvar arquivos na raiz desta unidade, mas somente em pastas e subpastas criadas a partir da raiz.

(B) clicando-se com o botão direito do mouse sobre esta unidade, será possível acessar uma opção para particionar (dividir) o disco.

(C) será permitido formatar esta unidade a partir do Windows, porém, todos os arquivos e pastas serão apagados e não poderão ser recuperados.

(D) se uma pasta que contém 9 MB em documentos for apagada do HD, ela será enviada para a lixeira e poderá ser posteriormente recuperada.

(E) a pasta onde o Windows está instalado ficará oculta e não poderá ser acessada, para evitar que arquivos importantes sejam apagados.

 

COMENTÁRIOS

A questão fala sobre o Windows 7, mas na verdade isso é conceito de organização e gerenciamento de arquivos e pastas. Vamos eliminar as alternativas para eliminarmos questões lá na frente.

 

Letra “A” – Essa eu falei logo quando comecei a falar deste assunto, as pastas servem apenas para organização dos arquivos e outras pastas você não é obrigado a criar pastas e pode sim salvar arquivos na unidade C(raiz).

Letra “B” – Também dado em sala de aula, quando você clica com o botão direito você pode formatar que seria uma opção mais próxima desta questão. Para particionar é necessário acessar a opção Gerenciamento do Computador.

Letra “C” – Como você vai apagar tudo da pasta raiz utilizando o sistema operacional que esta armazenado nela? É a mesma coisa de você querer excluir um arquivo em uso, PODE? Claro que não.

Letra “D” – E a menos errada, ou seja, a que devemos marcar. Por que a menos errada? Porque ele não informou o espaço disponível na lixeira então é possível ou não que caiba lá esta pasta com seu conteúdo.

Letra “E” – Mostrei na sala de aula e mandei anotar ainda as 3 pastas principais do Windows que são: Arquivos de Programas, Usuário e a Windows, ou seja, ela não é oculta, mas você pode ocultar, clicando com o botão direito do mouse e escolher a opção propriedades, para evitar isso mesmo.

 

RESPOSTA: D


 

23. Considere a planilha abaixo, digitada no Microsoft Excel 2010 em português, ou no LibreOffice Calc versão 5, em português. Os dados da planilha são, hipoteticamente, de despesas com diárias pagas a magistrados, em Outubro de 2016.

 

Na célula A15, deseja-se calcular as despesas totais geradas pelos dois favorecidos das colunas B e C. A fórmula que deverá ser digitada nessa célula é:

(A) =[B12*B13]+[C12*C13]

(B) =B13+C12

(C) =(B12^B13)+(C12^C13)

(D) =(B12+C12)*(B13+C13)

(E) =B12*B13+C12*C13

 

COMENTÁRIOS

Como na prova da manhã não caiu Excel eu fiquei preocupado. Mais aí a tarde ele apareceu. Tá aí e mesmo parecendo simples, para alguns não é não, neguinho.

E só acertou quem sentou a bundinha na cadeira e lembrou as aulas, principalmente, que no Excel e Calc não se utilizam parênteses, dos operadores e da ordem das resoluções das operações.

 

RESPOSTA: E


24. Considere a barra de endereços do navegador, abaixo, exibida no Google Chrome.

Os ícones do cadeado fechado e da estrela servem, respectivamente, para mostrar que o portal do TRT11

 

(A) é seguro e para adicionar este portal aos favoritos.

(B) está criptografado e para acessar as configurações do navegador.

(C) está bloqueado para acesso e para adicionar este portal aos favoritos.

(D) é certificado digitalmente e para acionar o modo de navegação anônima.

(E) é seguro e para acessar as configurações do navegador.

 

COMENTÁRIOS

Chupa, chupa, chupa que é de uva.... Toma-lhe, mais uma para conta.

Cadeado relacionado a certificado digital, ou seja, identificação exata do emissor da informação, no caso o portal.trt11.jus.br, criptografia, ou seja, os dados enviados para o site serão criptografados, ou seja, garantir a confidencialidade e a autenticidade, dois princípios da segurança da informação e a estrela representa os favoritos, ou seja, adicionar a URL aos favoritos.

 

RESPOSTA: A


 

Bom meus amigos, estão aí mais 7 questões comentadas da Fundação Carlos Chagas, acho que estamos no caminho certo.

Agora quem falar que acertou sem ter sentado lá na sala de aula ou estudado em casa eu não acredito, não foram tão simples assim.

 

Até a próxima fiquem com Deus e vamos que vamos.

 

Desculpa algum erro aí, estava ansioso para comentar essas questões

0 Comentários

Envie sua mensagem, pergunte ao professor