Questões Comentadas - Geral

Comentários das questões - Concurso SSP-AM - 2015 - FGV

Boa noite pessoal,

Continuando nossa preparação para o concurso do DPE/RO vou comentar essa prova quentinha da FGV que aconteceu em Manaus na Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas, a prova aconteceu no último domingo (26/04/2015).

Olha só o conteúdo programático: NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Noções de informática: componentes de um computador: processadores, memória e periféricos mais comuns; dispositivos de armazenagem de dados; propriedades e características. Arquivos digitais: documentos, planilhas, imagens, sons, vídeos; principais padrões e características. Arquivos PDF. Conhecimentos sobre os sistemas operacionais Windows XP, 7 e 8: conceitos gerais, principais utilitários, configurações. Editores de texto: funções de editoração básicas. Corretores ortográficos. Manipulação de arquivos: leitura e gravação; controle de alterações; uso de senhas para proteção. Formatos para gravação. Impressão. Pacote Suite LibreOffice 4.2 ou superior. MS Word 2010 BR ou superior. Planilhas: funções básicas de formatação; utilização de funções matemáticas, de busca e outras de uso geral; criação e manipulação de fórmulas; gráficos mais comuns. Manipulação de arquivos: leitura e gravação. Recursos para impressão. Importação e exportação de dados. Proteção de dados e planilhas. MS Excel 2010 BR ou superior. Internet: conceitos gerais e funcionamento. Endereçamento de recursos. Navegação segura: cuidados no uso da Internet; ameaças; uso de senhas e criptografia; tokens e outros dispositivos de segurança; senhas fracas e fortes. Navegadores (browsers) e suas principais funções. Sites e links; buscas; salvar páginas. Google Chrome. Firefox. Internet Explorer. E-mail: utilização, caixas de entrada, endereços, cópias e outras funcionalidades. Webmail. Transferência de arquivos e dados: upload, download, banda, velocidades de transmissão.

Tirando o Windows XP e LibreOffice o resto tem tudo no nosso edital. Vou comentar as do LibreOffice que serve também para o Word e Excel.

Cargo: ASSISTENTE OPERACIONAL - Nível Médio completo

Tipo 1 – Branca

 

Vamos lá:

 

41

Na gravação de novos documentos/planilhas no Windows, os aplicativos MS Word 2010, MS Excel 2010, LibreOffice Calc 4.2 e LibreOffice Writer 4.2 usam como extensões de arquivo preferenciais, respectivamente:

(A) docx xls odt odf

(B) docx xml odf pdf

(C) docx xlsx ods odt

(D) doc xls pdf odx

(E) doc xls doc odt

 

COMENTÁRIOS

Uma questão sobre tipo de arquivos envolvendo os 2 principais pacotes de aplicativos para escritório. Os processadores de textos e planilhas do MS-Office e LibreOffice.

Bem simples, uma questão que tem em nossa apostila de sistema operacional no item extensão de arquivos.

Ms-Word 2010 – docx

Ms-Excel – xlsx

Calc – ods

Writer – odt

 

RESPOSTA: C


42

Sobre arquivos criptografados e arquivos compactados, é correto afirmar que:

(A) a proporção entre os tamanhos do arquivo compactado e do arquivo original é sempre a mesma para qualquer tipo de arquivo;

(B) ao ser compactado, um arquivo deve necessariamente ser também criptografado;

(C) ao ser criptografado, um arquivo deve necessariamente ser também compactado;

(D) a proteção de arquivos por senhas é obtida por meio da criptografia;

(E) a proteção de arquivos por senhas é obtida por meio da compactação.

 

COMENTÁRIOS

Uma questão envolvendo a CRIPTOGRAFIA que é a arte de transformar um arquivo legível em códigos que só poderá ser transformado em legível de novo por quem conhece o recurso utilizado na criptografia. E arquivo COMPACTADO (tipo: zip), utilitário que é utilizado quando há necessidade de diminuir o espaço ocupado em dispositivo de armazenamento definitivo por um ou vários arquivos. São 2 recursos completamente diferentes.

LETRA A – A proporção de compactação depende do conteúdo do arquivo pode variar de acordo com o tipo do arquivo que está sendo compactado e com o formato de compactação utilizado.

LETRA B – Como expliquei acima são 2 recursos diferentes um não depende do outro.

LETRA C – Mesmocomentário do item anterior.

LETRA D – Correto.

LETRA E – A compactação é um recurso utilizado para diminuir o espaço ocupado em um disco, até pode ser utilizado uma senha que é solicitada no momento da descompactação só que não protege o conteúdo do arquivo e sim a sua descompactação.

 

RESPOSTA: D


43

Suponha que na sua empresa haja um sistema que mantém um cadastro de clientes, contendo dados tais como CPF, nome, endereço, dentre outros, de tal forma que cada registro ocupe em média 100 bytes. Num pen drive de 2GB, seria possível armazenar aproximadamente:

(A) 1 milhão de registros;

(B) 2 milhões de registros;

(C) 10 milhões de registros;

(D) 20 milhões de registros;

(E) 50 milhões de registros.

 

COMENTÁRIOS:

Uma questão de conversão de unidades de medidas. Então vamos cair em cima da matemática.

1 registro = 100 bytes.

Um pendrive de 2GB armazena quantos registros de 100 bytes cada? Vamos converter 2GB para bytes.

Uma dica: como nas respostas a diferença dos valores entre é grande não é necessário ficar sofrendo na conversão por 1024, faça por 1000 que chegará à resposta conforme sempre falei em sala de aula.

XXX Bytes * 1000 = 2.000.000.000 Bytes

KBytes * 1000 = 2.000.000 KB

MBytes * 1000 = 2.000 MB

2 GBytes

2.000.000.000 Bilhões de Bytes, só que cada registro ocupa 100 bytes, então agora é só dividir 2.000.000.000 / 100 = 20.000.000 Milhões de registros.

RESPOSTA: D


44

No Windows Explorer do Windows 7, há um campo destinado à busca de arquivos. Considere uma busca na qual o texto digitado seja

regimento versão 5*.pdf

Um arquivo que eventualmente poderia ser localizado nessa busca é:

(A) Primeiro regimento versão 5.2.1

(B) Regimento final versão 5-2.pdf

(C) Regimento versão 5 rascunho.txt

(D) Regimento.pdf

(E) Regimento versão 5 rascunho.pdf

 

COMENTÁRIOS

Opa, uma questão sobre caracteres curingas utilizada em busca de arquivos/pastas no Windows item que sempre comento em sala de aula.

Só para relembrar, os caracteres curingas são: * (asterisco) - que na busca tem a função de substituir vários caracteres e o ? (interrogação) que substitui apenas um caractere.

Então, no que foi digitado será pesquisado todos os arquivos/pastas que comecem o seu nome com “regimento versão 5” tenham um ou vários caracteres após este texto mais os últimos caracteres do nome do arquivo/pasta termine com “.pdf”, diante desta explicação só sobra a E.

 

RESPOSTA: E


45

Danilo preparou uma planilha com as notas de seus alunos no MS Excel 2010, gravou o arquivo e enviou-o para Rita. Ao recebê-lo, Rita abriu o arquivo com o utilitário “Bloco de Notas” do Windows 7 e deparou-se com o seguinte conteúdo:

Aluno Nota

Joana 10

João 9

Danilo gravou a planilha do Excel usando como tipo de arquivo:

(A) Dados XML (*.xml)

(B) Texto em Unicode (*.txt)

(C) PDF (*.pdf)

(D) Planilha OpenDocument (*.ods)

(E) Pasta de Trabalho do Excel (*.xlsx)

 

COMENTÁRIOS

Olha só uma questão “mamão com açúcar”. Se Rita conseguiu abrir no Bloco de Notas aplicativo responsável por arquivos Somente Texto (txt) com certeza esse foi o tipo que o Danilo salvou no Excel.

 

RESPOSTA: B


46

Analise os identificadores abaixo.

 

I.

xxx@yyy.com.

 

II.

xxx@yyy.com.br/z

 

III.

@yyy.com.br

 

É correto concluir que:

(A) somente I pode ser um endereço de e-mail;

(B) somente I e II podem ser endereços de e-mails;

(C) somente II pode ser um endereço de e-mail;

(D) somente III pode ser um endereço de e-mail;

(E) I, II e III não podem ser endereços de e-mails.

 

COMENTÁRIOS

Uma pegadinha bem legal. Só que você nunca deve esquecer: O e-mail é formado, sempre, por conta/usuário depois o arroba (@) e logo após o arroba o domínio que é o servidor onde a conta de e-mail esta hospedada. Conforme exemplos abaixo:

dpe@alissoncleiton.com.br

dpe@alissoncleiton.com

Ou seja, nenhum dos itens da questão se encaixa nesta nomenclatura.

Item I – O ponto(.) após o com é invalido, apesar do seu programa de e-mail ajustar isso automaticamente não é um endereço correto.

Item II – Não existe “usuário@servidor/texto” com esta / e muito menos este “z”.

Item III – Faltou o usuário só tem o arroba (@) e o domínio.

 

RESPOSTA: E


47

Observe o trecho da tela inicial de um utilitário do Windows 7.

Esse utilitário é denominado:

(A) Central de Sincronização;

(B) Desfragmentador de Disco;

(C) Gerenciador de Tarefas do Windows;

(D) Informações do Sistema;

(E) Painel de Controle.  

 

COMENTÁRIOS:

Olha só ele apareceu de novo. A tela que utilizamos bastante só que o desatento acaba se complicando com uma questão bem simples como esta. Essa é a tela que utilizamos para finalizar alguma janela/tarefa que não esteja respondendo, ou seja, é nosso Gerenciador de Tarefas.

 

Que pode ser acessada tanto pela Barra de Tarefas, através de um clique com o botão direito (auxiliar) do mouse sobre ela e escolher a opção “Iniciar Gerenciador de Tarefas”, também por meio das teclas CTRL + ALT + DEL, na tela que é aberta deve-se escolher a última opção que é “Iniciar Gerenciador de Tarefas” e pela combinação de teclas CTRL + SHIFT + ESC utilizando esta combinação o acesso é feito diretamente a janela sem passos adicionais.

 

RESPOSTA: C


48

João estava fazendo uma arrumação nas suas pastas e arquivos do Windows 7 quando decidiu arrastar o arquivo A para uma pasta P (drag&drop). Meio distraído, João efetuou a operação, mas, assim que “soltou” o arquivo, percebeu que havia soltado na pasta errada, e João não lembrava qual. João tem muitas pastas em seu computador, todas com muitos arquivos. A forma mais rápida e prática para João trazer o arquivo de volta para sua pasta original é:

(A) fazer uma busca no Windows pelo arquivo, localizá-lo e reverter a operação;

(B) recuperar o backup do disco;

(C) clicar a tela do Windows Explorer com o botão direito do mouse e escolher a opção “Atualizar”;

(D) digitar <Ctrl> z para “desfazer” a operação de drag&drop;

(E) recuperar o arquivo da lixeira do Windows.

 

COMENTÁRIOS:

Comentar o que diante de uma questão dessas?

Fez algo errado no Windows que desfazer? Um dos melhores e mais utilizados atalhos no Windows é exatamente o CTRL – Z.

 

Drag&Drop = Arrastar e largar(Arrastar e Soltar).

 

RESPOSTA: D


49

Considere o trecho de uma planilha MS Excel 2010 mostrado a seguir. Sabendo-se que as células em branco não receberam fórmulas ou valores, a fórmula na célula F6 que produz o valor apresentado é:

(A) =SOMA(A1 até E5) - 3

(B) =∑(A1,E5)

(C) =CONT.NÚM(A1:E5)

(D) =AGREGAR(A1,B2,C3,D4,E5)

(E) =SOMA(A1:E5) - B3

 

COMENTÁRIOS:

Opa, uma questão das que gosto mais. Porque essa pega ainda mais aqueles “distraídos”. Então vamos lá por eliminação

LETRA A – A utilização da função =SOMA() não se utiliza o texto “até” e sim os : (dois pontos). ELIMINADA.

LETRA B – O símbolo autosoma serve para incluir a função =SOMA() e não o símbolo. ELIMINADA.

LETRA C – A função CONT.NUM() serve para contar a quantidade de células preenchida com valores que servem para cálculos. De acordo com o intervalo só 5 células estão preenchidas com valores que servem para cálculos. ELIMINADA.

LETRA D – A função =AGREGAR() no link https://support.office.com/pt-br/article/AGREGAR-Fun%C3%A7%C3%A3o-AGREGAR-991c9adc-88dc-4ab9-9fbf-04346623d79d?ui=pt-BR&rs=pt-BR&ad=BR possui vários exemplos da função mencionada. ELIMINADA.

LETRA E – A soma de A1 até E5 e depois subtrair B3 que não tem valor nenhuma, ou seja, 15 é o resultado. CORRETA.

 

RESPOSTA: E


50

João criou uma nova pasta de trabalho no MS Excel 2010 contendo três planilhas: Plan1, Plan2 e Plan3. A célula A1 da planilha Plan1 deve conter a soma dos valores das células A1 das planilhas Plan2 e Plan3. Para fazer referência a essas duas células numa fórmula, João deve usar a notação:

(A) =Plan2!A1 + Plan3!A1

(B) =Plan2(A1) + Plan3(A1)

(C) =A1 em Plan2 + A1 em Plan3

(D) =Plan2(1,1) + Plan3(1,1)

(E) =(Plan2.A1:Plan3.A1)

 

COMENTÁRIOS:

Operar de referência exclamação (!) indica a relação entre valores de diferentes planilhas e a sintaxe é: Planilha!Célula.

De acordo com o enunciado é para pegar o valor da célula A1 das planilhas PLAN2 e PLAN3, seguindo o exemplo acima a resposta é: =PLAN2!A1 + PLAN3!A1

 

RESPOSTA: A


51

Analise o trecho de planilha LibreOffice Calc 4.2 mostrado a seguir.

Sabendo-se que as fórmulas usadas em cada linha são homogêneas, pois se referem aos mesmos valores relativos, e que a ferramenta para “Rastrear precedentes” está aplicada às células E2 e C4, pode-se concluir que:

(A) não há fórmulas definidas para as células da coluna “C”;

(B) o “Valor venda” depende exclusivamente do “Custo atacado” correspondente;

(C) o cálculo da “Alíquota” depende exclusivamente da “Categoria”;

(D) o “Valor venda” depende exclusivamente do “Custo atacado” e da “Alíquota”, e não varia com a “Categoria”;

(E) a planilha mostrada não corresponde ao texto do enunciado, pois todas as células de 2 até 4 da coluna “E” deveriam ter seus precedentes identificados.

 

COMENTÁRIOS

Um recurso que “volta e meia” aparece nas questões da FGV o “Rastrear precedentes” este recurso tem a função de mostrar quais células afetam o valor da célula selecionada.

A banca menciona no enunciado que as fórmulas são homogêneas e utilizam o recurso de referência relativa, ou seja, a fórmula digitada na linha 2 foi copiada/colada até a linha 4, fazendo automaticamente a atualização de linhas e colunas. Diante disso vamos analisar item por item:

LETRA A – Eliminada porque o recurso só funciona em fórmulas. ELIMINADA

LETRA B – O valor de venda depende da alíquota(C) e custo atacado(D). ELIMINADA

LETRA C – O cálculo da alíquota que esta na coluna C esta relacionada somente a coluna B que é exatamente a categoria, ou seja, correto.

LETRA D – Ops, no item anterior falei que a coluna C depende da coluna B e a coluna E depende da coluna C e da coluna D, ou seja, alterou a coluna B altera todo mundo, então o “Valor de Venda” depende das 3 colunas. ELIMINADA.

LETRA E – O recurso só é ativado nas células selecionadas e no enunciado foi bem claro as células que foram aplicadas o recurso. ELIMINADA.

 

RESPOSTA: C


52

Analise o trecho de uma planilha LibreOffice Calc 4.2 mostrado a seguir.

Sabendo-se que a célula C1 foi selecionada, copiada e colada sobre as células C2 e C3, é correto concluir que a fórmula da célula C1 é:

(A) =A1*B1

(B) =A$1*$B$1

(C) =A1*B$1

(D) =A$1*B1

(E) =A$1*B$1

 

COMENTÁRIOS

Uma questão de copiar e colar do Calc que pode ser aplicada de forma igual no Excel.

O valor de C1 é =A1*B1, aprendemos em sala de aula que quando se copia referências de células no Excel/Calc sem $(Cifrão) estes programas atualizam automaticamente a quantidade de colunas e linhas alteradas entre a célula copiada até a célula colada, como C2 esta abaixo de C1 só alterou 1 linha, se atualizar 1 linha no valor real de C1 para achar o valor de C2 fica =A2*B2 só que esta fórmula não chega ao valor de C2 porque 20*5 = 100 e tem 50 em C2, ou seja, a linha da coluna B esta sendo alterado só que a linha da coluna A não pode ser alterada, aprendemos que quando é necessário bloquear/fixar coluna e/ou linha e só colocar o cifrão antes da referência que não pode ser alterada, ou seja, a fórmula correta em C1 é =A$1+B1.

 

RESPOSTA: D


53

No MS Word 2010, o “Pincel de Formatação” tem a função de:

(A) aplicar o estilo “Normal” no texto selecionado;

(B) copiar a formatação de um local e aplicá-la em outro;

(C) inserir objetos de desenho, tais como formas e clip-art;

(D) limpar totalmente a formatação do trecho selecionado;

(E) marcar o texto selecionado com uma cor de fundo.

 

COMENTÁRIOS

Pensa num assunto que eles adoram.

Atalho:

CTRL + SHIFT + C – Copia a formatação

CTRL + SHIFT + V – Cola a formatação.

 

RESPOSTA: B


54

No MS Word 2010, as opções “Paisagem” e “Retrato” estão disponíveis quando é necessário estabelecer:

(A) a proporção das imagens inseridas no texto;

(B) as margens das páginas;

(C) a orientação das páginas;

(D) o conteúdo de rodapés e cabeçalhos;

(E) a posição relativa de imagens e desenhos com relação ao texto.

 

COMENTÁRIOS

Outro item que apareceu em diversas provas desta banca, exatamente a aba “Layout de Página” e pergunta exatamente sobre “Orientação”.

 

RESPOSTA: C


55

A Wikipedia, um famoso site da Internet, fornece o endereço

 

https://secure.wikimedia.org/wikipedia/pt/wiki/Página_principal

 

para acessar e editar o conteúdo dos sites. O uso do prefixo “https:” significa que a comunicação com o site é feita de forma:

(A) anônima;

(B) segura;

(C) compactada;

(D) prioritária;

(E) somente leitura.

 

COMENTÁRIOS

O protocolo http é o protocolo mais utilizada na Internet, tem a função de abrir as páginas webs em nossos navegadores, pegar as páginas solicitadas através das URL´s e baixar para nosso computador e monta-las em nossos navegadores/browse (Internet Explorer, FireFox e Google Crhome). Este procedimento é feito de forma segura quando se utiliza o protocolo https

 

RESPOSTA: B


56

João digitou uma lista com os nomes dos seus alunos, com as respectivas notas, numa tabela em um documento criado no LibreOffice Writer 4.2. Há próximo de 60 nomes na lista, e João gostaria de:

I. ordenar a lista em ordem alfabética;

II. mostrar a média da turma ao final da lista;

III. ajustar a tabela completa numa única página para impressão;

IV. preparar um arquivo HTML desse material para publicação no site;

V. preparar um arquivo PDF para enviar para a Secretaria da escola.

As ações que podem ser fácil e rapidamente realizadas por meio de recursos disponíveis na interface do próprio Writer são:

(A) somente I e II;

(B) somente I e III;

(C) somente III e V;

(D) somente I, III, IV e V;

(E) I, II, III, IV e V.

 

COMENTÁRIOS

Todos estes itens podem ser realizados no Writer quando se trata de uma tabela, estes mesmos recursos podem ser realizados no Word 2010 ou superior. Lembrando que a interface envolve todos os recursos do aplicativo.

 

RESPOSTA: E


57

João abriu um novo documento no LibreOffice Writer 4.2, instalado de modo padronizado, e digitou uma sequência de teclas de tal forma que a parte superior esquerda da região do texto na tela exibida mostrou-se como na figura abaixo.

O texto digitado por João foi:

(A) o termo “Primeiras palavras”;

(B) o termo “Primeiras.palavras” seguido da tecla “Enter”;

(C) o termo “Primeiras.palavras”;

(D) o termo “Primeiras palavras” seguido da tecla “Enter”;

(E) a tecla “Enter” seguida do termo “Primeiras.palavras”.

 

COMENTÁRIOS

Tanto no Word como no Writer o símbolo “¶” representa parágrafo e este símbolo assim como o ponto que esta entre as palavras “Primeiras” e “Palavras” só aparecem quando o recurso Mostrar Tudo (Caracteres não Imprimíveis) esta ativado. E os parágrafos são criados através da tecla ENTER, ou seja, foi digitado o texto “Primeiras Palavras” e depois teclado o ENTER.

 

RESPOSTA: D


58

O navegador Chrome permite a criação de uma “Guia de Navegação Anônima”. Ao acessar páginas e serviços por meio de uma única guia assim:

(A) e-mails enviados durante o acesso serão tratados como anônimos, sem identificação do remetente;

(B) os arquivos recebidos por download durante o acesso serão apagados quando a guia for fechada;

(C) os favoritos que você registrar durante o acesso serão apagados quando a guia for fechada;

(D) as páginas visualizadas durante o acesso não serão armazenadas no histórico do navegador;

(E) o histórico das buscas que você realizar durante o acesso será mantido normalmente.

 

COMENTÁRIOS

Este recurso também existe no FireFox e se chama Navegação Privativa (CTRL+SHIFT+P) e no Internet Explorer se chama Navegação InPrivate (CTRL+SHIFT+P) apesar dos nomes diferentes todos tem a mesma função no Chrome o atalho é (CTRL+SHIFT+N).

As páginas visualizadas nas guias anônimas não serão armazenadas no histórico do navegador, nos cookies nem no histórico de pesquisa depois que todas as guias anônimas forem fechadas. Os downloads de arquivos que você fizer e os favoritos serão mantidos.

 

RESPOSTA: D


59

No Windows 7, o canto superior direito da tela do Windows Explorer contém ícones que controlam a apresentação dos arquivos de uma pasta.

O ícone localizado imediatamente à esquerda da interrogação determina que, para o arquivo selecionado, seja visualizado(a) na parte direita da tela:

(A) o conteúdo do arquivo;

(B) uma figura que caracteriza o tipo de arquivo;

(C) uma lista com as principais características do arquivo;

(D) o nome do usuário que criou o arquivo;

(E) a lista de pastas que contêm homônimos do arquivo.

 

COMENTÁRIOS

Uma questão sobre o Windows Explorer perguntando sobre a interface do mesmo. São as questões que eu chamo de “decoreba” sem muito que comentar.

 

RESPOSTA: A


60

Considere os seguintes tipos (extensões) de arquivos digitais usualmente presentes em computadores de pequeno porte:

 

GIF, HTML, MP3, MP4, ZIP

 

A associação correta entre cada um desses tipos e a natureza presumível do conteúdo do arquivo nomeado, respectivamente, é:

(A) imagem, página Web, som, vídeo, dados compactados;

(B) imagem, página Web, vídeo, som, dados criptografados;

(C) página Web, documento, som, vídeo, dados compactados;

(D) dados criptografados, página Web, som, vídeo, dados compactados;

(E) imagem, página Web, som, vídeo, dados criptografados.

 

COMENTÁRIOS

Assim como a primeira desta prova a última também requer conhecimento em tipo de arquivo.

GIF – Imagem

HTML – Página da Internet

MP3 – Áudio

MP4 – Vídeo

ZIP – Compactado

 

RESPOSTA: A


 

Bom pessoal. Estão ai mais 20 questões da FGV nessa nossa árdua caminhada para aprovação neste concurso público.

 

Estou colocando a prova anexo porque tem os outros assuntos que estão no nosso edital.

 

Torcendo para que em nossa prova venha desta forma.

 

Bons estudos e até a vitória...

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