Comentários da Prova - TJ-SP - Cargo: Escrevente técnico judiciário

Banca: Fundação VUNESP

Quinta-Feira , 06 de Julho de 2017 - Comentários Questões

 

Meus amigos,

No dia 02/07/2017 aconteceu em São Paulo o concurso Tribunal de Justiça para o cargo de escrevente técnico judiciário a banca que realizou o concurso foi a Fundação VUNESP. Foram 14 questões de informática neste certame.

 

Vamos lá as questões:

 

Prova: 001. Prova Objetiva

Cargo: Escrevente técnico judiciário

 

QUESTÃO 77

No sistema operacional Windows 10, em sua configuração padrão, um usuário aciona o Explorador de Arquivos, seleciona um arquivo e pressiona a tecla F3. Em seguida,

(A) o arquivo será deletado definitivamente.

(B) as propriedades do arquivo serão exibidas.

(C) o arquivo será deletado e colocado na Lixeira.

(D) a Ajuda do Windows 10 será ativada.

(E) o cursor será colocado no campo de busca da Ferramenta de Pesquisa.

 

COMENTÁRIOS

A primeira questão e sobre o Windows 10. Então, como sempre faço, vamos começar eliminando item por item.

A) Sabemos que a tecla para Excluir arquivos é a tecla DEL ou DELETE e com o SHIFT sem lixeira.

B) Para exibir as propriedades do Arquivo é só pressionar ALT+ENTER

C) Vide a letra A

D) F1 abre a ajuda.

E) Pronto. Esta é a correta..

 

Só para relembrar

- F1 - Ajuda

- F2 - Renomear

- F3 - Pesquisar

- F4 – Ativar Barra de Endereço

- F5 – Atualizar

- F6 – Alterar Foco.

 

RESPOSTA:  E


QUESTÃO 78

A Área de Transferência do MS-Office 2016 permite que dados sejam transferidos entre os diversos aplicativos. Suponha que um usuário tenha aberto um arquivo do MS-Excel 2016 e outro do MS-Word 2016 e que, no Excel, algumas células tenham sido copiadas com o comando Ctrl + C. Observe a figura do MS-Word 2016.

Caso a seta ao lado do texto “Área de Transferência” na figura seja clicada,

(A) todo o conteúdo da Área de Transferência será copiado para a posição após o cursor no texto.

(B) uma janela lateral será aberta, exibindo todos os elementos colocados na Área de Transferência, além de botões diversos.

(C) o último elemento copiado para a Área de Transferência será copiado para a posição após o cursor no texto, na forma “Manter Formatação Original”.

(D) o último elemento copiado para a Área de Transferência será copiado para a posição após o cursor no texto, na forma “Colar Especial”.

(E) a Área de Transferência será limpa.

 

COMENTÁRIOS

Falou de área de transferência a gente já lembra de CTRL + C (Copiar), CTRL + V (Colar) e CTRL + X (Recortar), não podemos esquecer do Pincel de Formatação que serve para clonar formatação de um texto para o outro e o Colar Especial (Setinha abaixo do Colar) com opções de colagem de conteúdo.

 

Na pergunta ele não mencionou nenhum dos ícones comuns e sim a setinha ao lado do texto Área de Transferência. Devemos lembrar que a área de transferência dos produtos Microsoft Office, a partir da versão 2007, possuem 24 posições na área de transferência e estes itens que estão na área de transferência podem ser exibidos clicando neste ícone.

 

Letra A – Se já está na área de transferência é porque já foi copiado ou recordado. Fora.

Letra B – Correta.

Letra C – Isso só é possível com o colar especial

Letra D – Vide letra A

Letra E – Só depois dela aberta, o seja, só depois que o ícone mencionado for clicado.

 

RESPOSTA: B


QUESTÃO 79

No sistema operacional Windows 10, em sua configuração padrão, um usuário clicou com o botão direito do mouse em um espaço livre da Área de Trabalho, e a seguinte lista de opções surgiu na tela.

Esse usuário deseja criar um atalho para um arquivo na Área de Trabalho, e, para isso, ele deve clicar em

(A) “Exibir”, em seguida, selecionar “Atalho” na lista de opções que surge na tela, e seguir as orientações na janela “Criar Atalho”.

(B) “Novo”, em seguida, digitar o nome do atalho na janela que surge na tela.

(C) “Novo”, em seguida, selecionar “Atalho” na lista de opções que surge na tela, e seguir as orientações na janela “Criar Atalho”.

(D) “Atualizar”, em seguida, selecionar “Atalho” na lista de opções que surge na tela, e seguir as orientações na janela “Criar Atalho”.

(E) “Exibir”, em seguida, digitar o nome do atalho na janela que surge na tela.

 

COMENTÁRIOS

Quando se clica com o botão direto (auxiliar) do mouse em uma área vazia da área de trabalho é exibido o menu suspenso ou menu de contexto, conforme a figura da questão. Este menu traz diversas opções, como: Exibir que tem a função de exibir ou ocultar itens da área de trabalho como os ícones. Classificar serve para organizar os ícones da área de trabalho. Atualizar que serve para atualizar a área de trabalho. Propriedades Gráficas e Opções gráficas não é padrão Windows, ou seja, não pode ser cobrado em prova. Novo para criar um novo item na área de trabalho como: arquivos dos mais variados tipos, pastas, pasta compactada, atalhos entre outros. E o personalizar que serve para ajustar as configurações de exibição da área de trabalho a aparência dela.

 

RESPOSTA: C


QUESTÃO 80

No sistema operacional Windows, em sua configuração padrão, os nomes de arquivos ou pastas seguem algumas regras, sobre as quais é correto afirmar que

(A) o tamanho máximo de caracteres que pode ser utilizado no Windows 10 inclui o nome do arquivo e do seu caminho.

(B) o nome do arquivo no Windows 10 não pode ter caracteres como \ / : * ? “ < > |, mas a sua extensão pode incluí-los.

(C) os nomes dos arquivos no Windows 10 podem ter até 128 caracteres.

(D) caracteres como \ / : * ? “ < > | podem ser utilizados nos nomes no Windows 10.

(E) o nome do arquivo no Windows 10 não pode ter caracteres como \ / : * ? “ < > |, mas o nome do seu caminho pode incluí-los.

 

COMENTÁRIOS

Vexxiiiiiiiiiii se tu pegar meus cadernos de questões de Conceitos de Arquivos, pastas e programas ou do Windows este conteúdo aparece exaustivamente.

 

Itens obrigatórios para criação de arquivos e/ou pasta

- Nome

- Local

 

Restrições

260 Caracteres – Neste item falo assim em sala de aula: “- Nem adianta, peste, tu tentar segurar o “k” para fazer “kkkkkkkk” e achar que vai dar os 260 caracteres em um nome de arquivo, não vai. O Windows pega desda unidade de disco e soma como parte do nome do arquivo, ou seja, você já começa a escrever com menos de 260 caracteres disponíveis”.

 

Os caracteres: \ / : * ? “ < > | não podem ser utilizados em nome de arquivos.

 

A extensão não é obrigatória, apesar de fazer parte do nome do arquivo quando se utiliza e segue as mesmas regras acima.

 

Dois arquivos com o mesmo nome e tipo não podem coexistir no mesmo local.

 

RESPOSTA: A


QUESTÃO 81

No MS-Word 2016, são elementos gráficos do tipo SmartArt que podem ser inseridos em um documento:

(A) Imagem, Processo e Gráfico.

(B) Ciclo, Caixa de Texto e Vídeo Online.

(C) Matriz, Link e Comentário.

(D) Pirâmide, Imagem Online e Forma.

(E) Processo, Ciclo e Hierarquia.

 

COMENTÁRIOS

Todas as bancas adoram decoreba. Lá na nossa apostila do Word 2010 tem essa resposta fácil. Mas tem que DECORAR, Word é DECOREBA.

SmartArt é o recurso que possibilidade incluir Organograma ou Fluxograma. Para esta criação é possível utilizar termos do texto em edição ou novo conteúdo.

 

Poderia utilizar também a técnica da eliminação:

- Imagem é uma opção do Word – Já elimina a letra A e D

- Comentários/Link que é o mesmo que HyperLink – Recursos do Word também – elimina a C

- Caixa de Texto/Vídeo Online – Recursos também disponíveis no Word – elimina B

 

RESPOSTA: E


QUESTÃO 82

Durante o processo de edição de um documento no MS-Word 2016, um usuário decidiu formatar um parágrafo selecionado, clicando sobre o botão “Justificar”, presente no grupo Parágrafo da guia Página Inicial. Essa ação fará com que o texto do parágrafo selecionado seja

(A) distribuído uniformemente entre as margens superior e inferior.

(B) distribuído uniformemente entre as margens esquerda e direita.

(C) centralizado na página.

(D) alinhado apenas à margem esquerda.

(E) alinhado apenas à margem direita.

 

COMENTÁRIOS

Mamão com açúcar essa pergunta sobre alinhamento de parágrafo. Essa também nos sabemos banca do capeta.

ALINHA A ESQUERDA (CTRL + Q) - alinhado apenas à margem esquerda.

CENTRALIZAR (CTRL + E) - centralizado na página.

ALINHA À DIREITA ( CTRL + G) - alinhado apenas à margem direita.

JUSTIFICAR (CTRL + J) - distribuído uniformemente entre as margens esquerda e direita.

 

RESPOSTA: B


QUESTÃO 83

A colocação de um cabeçalho em um documento editado no MS-Word 2016 pode ser feita por meio da guia

(A) Layout da Página, no grupo Margens, no botão Inserir Cabeçalho.

(B) Inserir, no grupo Comentários, no botão Cabeçalho e Rodapé.

(C) Layout da Página, no grupo Design, no botão Cabeçalho e Rodapé.

(D) Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, no botão Cabeçalho.

(E) Design, no grupo Efeitos, no botão Cabeçalho.

 

COMENTÁRIOS

Mais uma “decoreba..” Ainda bem que é uma das abas que mais peço para meus alunos estudarem/decorarem: Guia inserir.

 

RESPOSTA: D


QUESTÃO 84

Um usuário do MS-Word 2016 selecionou uma letra de uma palavra e, em seguida, pressionou simultaneamente duas teclas: Ctrl e =. Essa ação aplicará, no caractere selecionado, a formatação

(A) Itálico.

(B) Sobrescrito.

(C) Sublinhado.

(D) Tachado.

(E) Subscrito.

 

COMENTÁRIOS

Toma-lhe mais decoreba.. Também dentro dos avisos que dou em sala de aula. Guia Página Inicial é a mais importante do Word. Só nesta prova 2 questões sobre recursos desta aba.

- Itálico. – CTRL + I

- Sobrescrito. CTRL + SHIFT + +

- Sublinhado – CTRL + S

- Tachado. – Desconheço Atalho

- Subscrito. – CTRL + =

 

RESPOSTA: E


Observe a planilha a seguir, elaborada no MS-Excel 2016, em sua configuração padrão, para responder às questões de números 85 e 86.

 

QUESTÃO 85

Suponha que a seguinte fórmula tenha sido colocada na célula D4 da planilha:

=MÁXIMO(A1;A1:B2;A1:C3)

O resultado produzido nessa célula é:

(A) 6

(B) 3

(C) 9

(D) 8

(E) 7

 

COMENTÁRIOS

Chegou no assunto mais temido... hahahahahahhahahahahahhahaaha (gargalhada) não é mais banca do cão (Deus é mais).

A função =máximo() retorna o maior valor dos argumentos. E sabemos que, quando aparece o ponto-e-vírgula (;) eu devo fazer bolinha nos itens e se for célula ir na planilha e pegar o valor se for número já é um valor.

Quando aparece os dois pontos (:) utilizamos a regra do cabeça-bunda, ou seja, é um intervalo de células você terá que desenhar um quadrado ou um retângulo dá célula inicial até a final.

 

Agora, só marcar as células que participam da função e pegar o maior valor entre elas.

 

Aí tu me perguntas: “- Alisson, pode repetir A1 três vezes? ”. Aí eu te respondo: “- SIM”. Se você conseguir fazer as bolinhas certinhas (;) e os quadrados ou retângulos (:) responda normalmente.

 

RESPOSTA: C


QUESTÃO 86

Na célula E4 da planilha, foi digitada a seguinte fórmula:

=CONCATENAR(C3;B2;A1;A3;C1)

O resultado produzido nessa célula é:

(A) 36899

(B) 8+6+3+9+9

(C) 86399

(D) 8;6;3;9;9

(E) 3689

 

COMENTÁRIOS

Olha aí gente a função que gruda/cola/conecta/uni valores de células. É só troca as células pelos seus valores e marcar a resposta correta.

 

RESPOSTA: C


QUESTÃO 87

No MS-Excel 2016, por meio do ícone Área de Impressão, localizado no grupo Configuração de Página da guia Layout da Página, tem-se acesso ao recurso “Limpar área de impressão”, utilizado quando se deseja

(A) imprimir toda a planilha.

(B) imprimir uma planilha vazia.

(C) retirar todas as fórmulas calculadas automaticamente na planilha.

(D) retirar todas as planilhas colocadas na fila de impressão.

(E) esvaziar a área de transferência do aplicativo.

 

COMENTÁRIOS

O usuário utiliza o recurso “Área de Impressão” quando tem uma planilha com vários dados e, sem apagar conteúdo, sem alterar formatações de colunas e linhas, deseja imprimir apenas uma parte de sua planilha, com este recurso é possível marcar essa parte.

 

É possível imprimir parte de uma planilha sem utilizar o recurso acima. Apenas selecionando o conteúdo antes de imprimir e na janela de impressão escolher a opção imprimir seleção. Desta forma se você esquecer de selecionar, antes de imprimir, o Excel irá imprimir toda a planilha.

 

Quando se utiliza o recurso Área de impressão você defini apenas uma vez a parte de sua planilha que sempre será impressa e todo comando imprimir irá imprimir sempre esta mesma área. Quando este recurso é desativado, “Limpar área de impressão”, toda a planilha será impressa.

 

RESPOSTA:  A


QUESTÃO 88

Considerando o uso de correio eletrônico, ao se preparar uma mensagem para envio,

(A) se esta for um encaminhamento de uma mensagem recebida, não é possível enviá-la a destinatários em cópia oculta.

(B) o número de destinatários em cópia oculta não pode ser superior ao número de destinatários em cópia aberta.

(C) se esta for um encaminhamento de uma mensagem recebida, não é possível alterar o assunto presente na mensagem original.

(D) o número de destinatários em cópia aberta deve ser igual ao número de destinatários em cópia oculta.

(E) é possível enviá-la sem a especificação de seu assunto.

 

COMENTÁRIOS

Uma questão sobre e-mail e o recurso escolhido do e-mail foi a função de Envio.

 

Sempre que for cobrado Envio de E-mail é necessário lembra de Nova Mensagem, Responder ou Encaminhamento.

O encaminhamento é uma nova mensagem só que esta nova mensagem já vem com o conteúdo e o assunto preenchido você pode alterar tudo nela e incluir novos destinatário porque é uma nova mensagem.

 

No envio das mensagens o usuário tem 3 campos para preencher os destinatários, que são: Para, CC e CCO. O usuário não é obrigado a preencher os 3 campos pelo menos 1 é.

Algumas afirmações falsas que aparecem em concurso: 

- Se preencher o CC é obrigatório preencher o CCO isso é mentira.

- O campo Para tem que ser obrigatoriamente preenchido.

- O campo CCO só pode conter um e-mail.

- Os campos precisam combinar a quantidade de destinatário.

- Se um e-mail estiver errado ninguém recebe a mensagem.

 

Lembrando que o campo CCO é apenas para ocultar dos outros destinatários os e-mails preenchidos neste campo até os e-mails escritos no CCO ficam ocultos entre eles.

Por eliminação só sobra a letra E.

 

RESPOSTA: E


QUESTÃO 89

Em geral, a especificação completa do Uniform Resource Locator (URL) apresenta os seguintes campos: esquema://domínio:porta/caminhorecurso?querystring#fragmento

Sobre esses campos, é correto afirmar que

(A) o caminho especifica as redes por meio das quais a solicitação será encaminhada.

(B) o fragmento é uma parte obrigatória, presente em qualquer URL.

(C) o esquema pode ser apenas http ou https.

(D) o domínio determina o servidor que torna disponível o recurso ou o documento solicitado.

(E) a porta sempre será um número menor ou igual a 40.

 

COMENTÁRIOS

Uma questão sobre URL que está no assunto Endereçamentos da Internet.

A URL é formada pelo protocolo://silgadainternet.dominio/pastas e/ou arquivos, exemplo:

 

http://www.alissoncleiton.com.br/comentarios/prova-tj-sp.html

 

Letra A – O caminhorecurso especifica pastas ou arquivos que formam esta URL.

Letra B – o fragmento pode ser um parâmetro e não é obrigatório

Letra C – O esquema é o protocolo e pode ser qualquer um como: ftp, smtp, etc.

Letra D – Domínio é o nome amigável associado a um endereço IP, ou seja, o domínio indica em qual servidor se encontra o conteúdo da URL – CORRETA

Letra E – A porta depende do protocolo, exemplo: FTP: 21 e/ou 22 – STMP: 25 ou 587

 

RESPOSTA: D


QUESTÃO 90

Alguns navegadores utilizados na internet, como o Microsoft Edge e o Chrome, permitem um tipo de navegação conhecida como privada ou anônima. Sobre esse recurso, é correto afirmar que ele foi concebido para, normalmente,

(A) não permitir o armazenamento de “favoritos” durante uma navegação.

(B) não permitir que sejam realizados downloads de quaisquer tipos de arquivos.

(C) substituir os dados do usuário por outros fictícios, definidos pelo próprio usuário, e evitar que propaganda comercial e e-mails do tipo spam sejam posteriormente encaminhados ao usuário.

(D) permitir que sites sejam acessados sem que sejam guardados quaisquer dados ou informações que possam ser usados para rastrear, a partir do navegador, as visitas efetuadas pelo usuário.

(E) impedir que o provedor de internet e os sites visitados tenham acesso aos dados relativos à navegação do usuário.

 

COMENTÁRIOS

Olha aí de novo “Não deixar os caguetas da navegação”. A navegação anônima ou privativa, depende do navegador, mas a função é a mesma, evita que dados do usuário como: Arquivos Temporários, Cookies e Histórico fiquem armazenados no computador ao final da navegação utilizando este recurso.

 

RESPOSTA: D


 

Aí pessoal mais 14 questões de informática, essa prova veio quase na mesma sequência de como ministro as aulas: Windows, Word, Excel e Internet.

Acredito que estamos no caminho certo hein!!!!

 

Vamos que vamos.. 

Comentários

  • Delbiano - 07/07/2017 : 13:54

    Errei 3 destas questões, uma delas por falta de atenção, uma por não lembrar o atalho e outra por nunca ter visto mesmo.

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